Topo

Leonardo Sakamoto

Lula deve vetar hoje a emenda 3 da Super Receita

Leonardo Sakamoto

16/03/2007 11h47

A decisão foi tomada na noite de ontem em reunião no Palácio do Planalto. A atuação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, foi fundamental para o veto presidencial.

O governo deve encaminhar ainda hoje uma medida provisória reformulando o texto da polêmica emenda 3. A inconstitucionalidade da emenda e o fato que ela, uma vez aprovada, prejudicaria a fiscalização do trabalho no país levaram ao veto.

A emenda 3 determina a necessidade de decisão prévia da Justiça do Trabalho para que se considere existente a relação de emprego entre um empregador e os trabalhadores que lhe prestam serviço. Na prática, isso tira o poder da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, o que dificultaria o combate ao trabalho escravo e a terceirizações ilegais que burlam direitos do trabalhador.

As últimas semanas foram marcaras por fortes campanhas realizadas pelo sanção e pelo veto à emenda. Grupos empresariais e de comunicação engajaram-se de um lado, enquanto centrais sindicais e movimentos sociais de outro.

Leia o Especial da Super Receita da Repórter Brasil:
http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=92

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.