Topo

Leonardo Sakamoto

Imagens de violência contra indígenas bolivianos

Leonardo Sakamoto

05/02/2009 17h28

Publico, abaixo, um trecho do documentário "Humilhados e Ofendidos", de César Brie, sobre a violência sofrida no dia 24 de maio de 2008, em Sucre, na Bolívia, por camponeses. Eles foram espancados, humilhados, obrigados a andar nus na praça principal e a negar suas origens. O vídeo foi indicado por bolivianos que realizaram uma oficina no Fórum Social Mundial.

Por quê? Porque são uma maioria indígena, lutando para ter direitos e pela primeira vez no poder desde o início da colonização européia, em um país economicamente dominado por uma elite preconceituosa e reacionária.

Para assistir ao documentário na íntegra, digite "Humillados y ofendidos". Ele se encontra postado no You Tube, separado em partes (em espanhol).
 

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.