Topo

Leonardo Sakamoto

James Cameron e Sigourney Weaver participam de protesto contra Belo Monte

Leonardo Sakamoto

12/04/2010 01h32

James Cameron, diretor de Avatar, e os atores do filme Sigourney Weaver e Joel David Moore devem participar hoje de uma marcha em Brasília contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A caminhada – que partirá da Catedral Metropolitana de Brasília, às 8h, e passará por ministérios envolvidos com o polêmico projeto, além do Congresso Nacional – também servirá para chamar a atenção da sociedade para a luta das comunidades indígenas da bacia do Xingu que seriam atingidas pela obra. Cameron e os atores se juntarão à marcha após o seu inicio, assim que chegarem em Brasilia.

A informação é da organização do evento, formado, entre outros, pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Xingu Vivo para Sempre e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Às 14h, Cameron participa de uma coletiva de imprensa com os movimentos sociais e indígenas no Centro Cultural de Brasília.

Nos dias 13 e 14, eles viajam para a Volta Grande do Rio Xingu, em Altamira, de onde sobem de barco para a aldeia Moritjam, na Terra Indígena Trincheira Bacajá, para participar da festa "Korokkago e Menirebyô" em comemoração à semana do índio.

O diretor já havia visitado a região onde a usina pode ser construída no município de Altamira, no Pará, entre os dias 28 e 30 de março, reunindo-se com lideranças indígenas.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.