Topo

Leonardo Sakamoto

Temer recebe abaixo-assinado por confisco de terras de escravagistas

Leonardo Sakamoto

26/05/2010 12h51

O presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer recebeu no começo da tarde de hoje um abaixo-assinado com mais de 280 mil assinaturas pedindo a aprovação da proposta de emenda constitucional 438/2001, que prevê o confisco de terras nas quais trabalho escravo for encontrado. Aprovada em dois turnos no Senado e em primeiro turno na Câmara, ela está parada desde 2004 aguardando votação.

Temer afirmou aos presentes que atuará para colocar a proposta em votação. Prometeu que defenderá o assunto na próxima reunião de líderes, mas pediu ajuda da sociedade civil e dos parlamentares para convencer os deputados federais.

Estiveram presentes na entrega os ministros Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) e Carlos Lupi (Trabalho), os senadores José Nery e Eduardo Suplicy (que aproveitou para defender o projeto de renda mínima), os deputados federais Chico Alencar, Luciana Genro e Paulo Rubem, entre outros, além de atores como Wagner Moura e Sergio Mamberti. Também estiveram na Presidência da Câmara representantes da Comissão Pastoral da Terra, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e de outras organizações sociais.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.