O Ficha Limpa vai funcionar no país da desigualdade?
O candidato a vice-governador de São Paulo pelo Psol teve a candidatura impugnada por usar um veículo da Câmara de São Bernardo do Campo para apoiar a ocupação de um terreno quando era vereador do município em 2003. Ele foi condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por improbidade administrativa (acórdão número 395.977.5/3-00) tendo seus direitos políticos cassados por cinco anos.
O caso é polêmico. O partido diz que o veículo foi usado para demonstração de apoio do vereador à ocupação e que isso pode considerado uma ação do mandato. Não sou legalista, não faço parte de partido algum e, básico, defendo o cumprimento da Ficha Limpa. Mas desconfio de decisões do conservador (para dizer o mínimo) Tribunal de Justiça de São Paulo que tendem a trabalhar com dois pesos, duas medidas. E há um histórico sobre isso.
Maria Aparecida foi para a cadeia por ter furtado um xampu e um condicionador. Perdeu um olho enquanto estava presa. Sueli também foi condenada pelo roubo de dois pacotes de bolacha e um queijo minas. As duas situações ocorreram em São Paulo, que tem julgado com celeridade casos de reintegração de posse contra sem-terra e sem-teto, mas é moroso nos casos de desapropriação de terras griladas que deveriam retornar ao poder público. Ou mesmo em julgar dezenas de casos de políticos, fazendeiros e empresários graúdos que poderiam também se tornar inelegíveis pelo Ficha Limpa.
(Não creio que manter alguém na cadeia por conta de um xampu vai ajudar em sua reinserção social, o que mostra uma sanha mais punitiva do que educativa – além de todo o custo do processo ser bem maior do que o bem em questão. Mas a sanha punitiva normalmente tem alvo certo: a massa de sem-advogado, rotos e pobres, que ousaram contra a propriedade privada.)
No ano passado, o Supremo Tribunal Federal divulgou uma notícia de que quase 30% dos habeas corpus concedidos eram favor de pessoas de baixa renda. Dizia que da totalidade de habeas corpus que puderam ser conhecidos (quando o mérito do pedido é analisado) pelo Supremo Tribunal Federal em 2008, 34,7% tiveram o pedido concedido. Dúvida cruel: 58,4% da população tinha renda de até dois salários mínimos de acordo com o IBGE. Essa diferença aponta que tem mais gente rica com acesso à justiça do que os pobres. Ou que tem mais gente rica cometendo crimes e, por isso, precisando de mais habeas corpus do que os pobres.
Lendo o pedido do procurador regional eleitoral tive a impressão de ele estava cumprindo a lei, mas sem aquela convicção de cunho pessoal. Diferente de um caso como o de Paulo Maluf, que está na mesma situação. Aviso aos bairristas: tomei o TJ-SP de exemplo, mas há casos bizarros em outros lugares. Como o Maranhão e o clã Sarney.
O problema não é a aplicação da lei. Que ela seja feita. Mas a aplicação deve valer para todo mundo, caso contrário será uma lei injusta. Como tantas outras por aí.


Sakamoto,
Desleal DEMAIS querer desmontar o direito de propriedade e relativizar ROUBO para sustentar teu argumento.
O problema NÃO é valor monetário, mas valor MORAL. A turma de esquerda já ensinou bem demais que “roubar é certo se vc está com fome”.
Assim agem sem-terra, sem-teto, sem-vergonha…
Há alguns anos bateu na porta da casa dos meus pais um pedinte… e ele disse na sua simplicidade: “… eu peço e sei que posso levar porta na cara… mas roubar não, nunca… mendigar é mais digno que roubar, que fosse um pão…”.
Se o senhor que falar do ficha-limpa (que deveria ter um caráter retroativo e pegar o primeiro da pirâmide, o Lula!!!), por favor, sem agitação “anos 60″, fazendo essa salada que vc fez e faz!!!
O sr chama MORAL sustentar o direito de PROPRIEDADE, desnecessário, contra o direito às condições básicas de vida: alimentação, elementos básicos de higiene pessoal? E chama de DESLEAL fazer o contrário?
Tento ao máximo ser tolerante: mas não é possível: desejo de coração que o sr passe alguns anos na rua, com fome e piolhos na cabeça. Depois conversamos.
Ah, e não me venha dizer que é uma questão de ESFORÇO PESSOAL, porque a maior parte dos filhos de “boas famílias” nunca precisou se esforçar, e o senhor com certeza estaria morto de esgotamento depois de uma semana da carga de trabalho das mães da favela que conheço.
Obsceno, meu senhor, sua palavras são puramente obscenas!
A ausência de governo. e a desmoralização total da classe politica, é tudo que os donos do poder querem. É estranho como ninguém observa isto. Será que ninguém percebe que dentro do nosso sistema, para concorrer a alguma coisa precisa-se de dinheiro, e o mesmo que dá dinheiro para “A” dá dinheiro para “B” ou “C”. E que os donos deste dinheiro cobram seja de A,B ou C, suas atitudes logo após a eleição? Ninguém percebe que os “empreendedores” beneficiados que “compraram” as empresas brasileiras no governo FHC, são os mesmos que enchem as burras do atual governo cobrando as maiores taxas de juros do mundo? Ninguém percebe que os governos foram sequestrados, e o máximo que o povo faz é eleger o síndico ( para não dizer o porteiro), para manter as regras e a estrutura no lugar? Eu devo estar louco mesmo.rsrsrsrsrs.
“Em um futuro próximo, criaremos a responsabilidade dos presidentes.
Para chegar a esse resultado, maquinaremos a eleição de presidentes que tenham em seu passado uma tara oculta, algum “panamá”. O receio de revelações, o desejo próprio a cada homem que chega ao poder de conservar seus privilégios, vantagens e honras ligadas à sua condição, fará com que sejam fiéis executores de nossas ordens. A câmara dos deputados cobrirá, defenderá, elegerá presidente, porém nós lhe retiraremos o direito de propor leis, de modificá-las; esse direito será atribuído ao presidente responsável, que se tornará mero joguete em nossas mãos”.
Jairo,
Concordo contigo!
Um erro não justifica o outro.
O que é certo é certo, o que é errado, é errado.
Já que o povo vota em ladrão, vamos proibir o voto neles.
Me parece o mínimo ter uma conduta ilibada para ser candidato.
O Ralf tenta tornar a excessão a regra…
A impunidade não vai nos levar a um futuro melhor.
Só existe Paz onde existe Justiça.
Valor moral??? ora faça-me o favor!!! CADEIA no Brasil AINDA continua sendo pra P.P.P. é mais fácil fazer “justiça” com pobre, rico contrata uma banca de bons Advogados e se livra fácil de qualquer mal feito. Cadê o Deputado De Carli que matou 2 no trânsito?? o Brasil tá cheio de casos de Ricos bandidos soltos, no Planalto tem muito travestido de Parlamentar. Quando o Saka fala da desigualdade é pra abrir os olhos de vocês pobres eleitores, um vereador usou um carro da câmara e foi impugnado, o Sarney, o Renan Calheiros, o Efraim Morais, o Heráclito Fortes e mais 36, cometem verdadeiras atrocidades e passam incólumes pelo “Ficha Limpa” (prá inglês ver, prá boi dormir etc..)…claro que não vai funcionar!! Belo texto Saka.
@ Ralf e Paulo
A opinião de vocês é a de gente que acredita que luta de classes constrói algo.
Mas eu tive muitos bons exemplos na vida para sustentar o que expus antes.
Ralf, em especial… vai devagar com teu julgamento manco.
Dignidade não é prato de comida, roupa lavada ou teto*. É muito antes como se age, o que se quer para si, como se se comporta.
* se for somente esse detalhe material, caras “top” (sic!) como nosso presidente sem vergonha são reserva da dignidade do país… são?
(ele é dono da maior fazenda de gado nelore, e do nelore de melhor genética do país… comprou como hein? verbas da igualdade, eu acho…)
Se vcs gostam de igualdade, tem Cuba, Coréia do Norte, Zimbabwe… OK?
Dis nou genoeg… totsiens!
E sustentar o direito à propriedade privada com terras PÚBLICAS é moral???? Vai por blog do Reinaldo, “dor-de-cotovelo” Azevedo vai aehuae
Olá! Caros Comentaristas!
Vejam: Sakamoto, eu você e todos os brasileiros QUEREM A FICHA LIMPA. Não há dúvidas sobre isso! Eu, que bato forte também, QUERO!
O PROBLEMA surge quando quem possui o mínimo de conhecimento jurídico, percebe a MANOBRA CASUISTICA, MAL INTENCIONADA DA lei ficha limpa, conhecida como 135/2010. FICA mais GRAVE, pois, DESRESPEITA conceitos fundamentados no direito civil, direito penal, código de defesa do consumidor, afronta a lei de Introdução ao Código Civil em vigor, DESRESPEITA DESCARADAMENTE conquistas nacionais e internacionais sobre os direitos fundamentais a que tem direito TODOS OS SERES HUMANOS, em suas respectivas individualidades, coletividades e de maneira DIFUSA.
Queiramos ou NÃO essa LEI é INCONSTITUCIONAL, ILEGAL, DITADORA, ARBITRÁRIA e ELEITOREIRA afora pelo DESATINO do TSE uma afronta à inteligência jurídica do BRASIL e de quase TODOS OS PAÍSES que são CIVILIZADOS. DEMOCRÁTICOS e RESPEITADORES DA LIBERDADE RESPONSÁVEL.
Portanto, anexo um pequeno texto:
Olá! Caros, NOBRES Comentaristas! VEJAM: Só o STF Supremo Tribunal Federal pode o TSE não apita NADA no quesito CONSTITUCIONAL. É o STF. Sobre se devem ou não ser cassados, BANIDOS e etc…O que o TSE deve fazer é aplicar com a CELERIDADE NECESSÁRIA o previsto no artº 37, XII, 4º da CF/88. Que atinge TODOS, nos casos de IMPROBIDADE. O ERRO do TSE foi PACTUAR incitando ILEGALIDADE, ILEGITIMIDADE e INCONSTITUCIONALIDADE FLAGRANTE contida na lei ficha limpa, conhecida como 135/2010. A famosa – ME ENGANA QUE EU GOSTO – criada propositadamente com efeitos ELEITOREIROS. Eleitoreiros, pois, sua validade como LEI começa só em JUNHO de 2011. Até lá, VALE ZEROS! E para valer em JUNHO de 2011 precisa de reparos JURÍDICOS Técnicos. É isso! O que vale neste PRESENTE, PLEITO DE 2010 é o que está ESCRITO no ARTIGO 16º da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. O RESTO é TENTATIVA DE GOLPE, PELAS CANETAS ARBITRÁRIAS DO TSE, exceto e por MÉRITO e PARABÉNS, o Min Marco Aurélio MELLO, que foi bem!
Muito Obrigado, é minha OPINIÃO!
Olá! Caros Comentaristas!
Complementando, Caro Sakamoto! O ficha limpa não vai funcionar! Só, após ficar com a bunda suja!
Esse caso da chamada é mais polêmico que A ficha limpa! Esta ficha limpa é: INCONSTITUCIONAL e ILEGAL e ELEITOREIRA E GOLPISTA de maneira OBJETIVA E CLARA.
Já,: O ficha limpa é uma incógnita! E, essa inteligente chamada representa e REAFIRMA minha visão da INCONSTITUCIONALIDADE e ILEGALIDADE dessa RIDÍCULA leizinha BESTA!
Para os DOIS casos continua valendo o artigo 16º da Constituição FEDERAL. Primeiro, reconhece a existência e SEGUNDO, dá o tempo necessário para os ajustes NECESSÁRIOS. Como se VÊ até nisso: NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL É SÁBIA e VISIONÁRIA. Pena que o TSE perdeu os óculos! Daí: Só o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PODE, ou seja, O STF! DECIDIR!
Forte abraço, Obrigado!
Olá, Sakamoto!
Eu gostei muito de um texto sobre o ficha-limpa, publicado aqui: http://blogln.ning.com/profiles/blogs/quando-a-limpeza-nao-cheira
Acho que lá há vários bons contra-argumentos sobre as propostas do projeto.
Um abração,
Arthur
Não entendi a relação com os casos de furto.
Odeio esses casos emblemáticos.
Alguém já viu os autos desses 02 processos? estranho elas terem sido condenadas à pena privativa de liberdade pela prática de furto se eram rés primárias (art. 44 do Código Penal). Provavelmente eram reincidentes, mas isso não convem falar, não é verdade?
Caro Lino, eu conheço o caso da menina do xampu – ganhou até notoriedade. O Sakamoto até escreveu um longo texto sobre ela aqui no blog quando ainda era no iG, que eu me lembre. Ele havia dito que ela é reincidente sim, você tem razão, mas também por conta de um furto ridículo. Ou seja, não importa que é a segunda vez, é a segunda vez de uma besteira e há formas melhores de punir uma pessoa que rouba duas vezes algo como um xampu do que a cadeia.
O princípio da insignificância não é amplamente aceito no meio jurídico. Devia ser, mas não é. Tem gente que pensa que não importa o valor, mas sim importa. Os falsos moralistas defendem que o que importa é a ação e não o tamanho. Isso seria verdade em uma sociedade de iguais, como o Sakamoto quer mostrar. Mas nossa sociedade não é de iguais. Pode parecer simplistas mas é aquela coisa: gente pobre vai para a prisão, gente rica para as ilhas Cayman.
Mas senhor Gilson será que nesses casos bastaria penas leves para corrigir o ato praticado pela moça do xampu? Se ela é reincidente como afirmaram significa que ela irá fazer “n” vezes a mesma irregularidade. Não seria o caso de ela ter uma pena (prisão) de acordo com o seu crime. Mas tem que ser presa. O fato é que quem rouba um xampu tem coragem de fazer crimes maiores. Concorda?
Quanto ao Ficha Limpa não seria só uma aventura jurídica?
Caro Exilado,
Sim, ter uma pena comutada em prestação de serviços em casa de reincidência, mas há pessoas que apenas furtam pão, em casos famélicos, e ainda assim são presas.
Não acho que quem furta um xampu furta algo maior. Muitos roubariam se um filho estivesse passando fome, mas não matariam.
amigo sakamoto parabens pelo seu blog
e sua materia do ficha limpa foi muito boa,
em 2008 fui candidato a prefeito de uma cidade de minas gerais por nome de cachoeira dourada,
me candidatei a prefeito contra os poderosos dessa pequena cidade,
ganhei a eleiçao , mais armaram uma manobra suja , e eu perdi meu diploma , com 4 meses depois que eu assumi, pois bem
na origem do meu processo fui condenado pelo artigo 41-A do 64/90
e o juiz da primeira instancia nao pediu minha inegebilidade, com essa nova lei 135/2010 eles falam que captaçao de sufragio fica inelegiveu por 8 anos,
entao nao e justo ser condenado duas vezes , quem escreveu essses artigos da ficha limpa deve ter esquecido de ler constituiçao do brasil
mais fica ai o meu elogio pelas as pessoas que querem de fato que se faça justiça, mais com leis serias , pra nao prejudicar as pessoas
abrigado
Prezado Sakamoto,
Infelizmente é por causa de artigos como este seu que o Brasil está cada vez mais sofrendo de um silencioso mas perigoso fenômeno, há muito sepultado nos países realmente desenvolvidos: A LUTA DE CLASSES!!
Lendo seu artigo, somos levados a concluir que a pobreza é uma doença “boa”, e por ser doente o “pobre” é um coitado, devendo receber suporte inequívoco do Estado, mesmo que às custas da relativização da moral e do ordenamento jurídico (vide sua defesa de um CORRUPTO que usou de um bem público para dar apoio a um ato CRIMINOSO!!)
Por outro lado, somos levados a concluir também que a riqueza é o pior dos pecados, sendo o “rico” um ser abominável, dotado de um poder tão grande a ponto de poder ser responsabilizado por todas as mazelas do universo!!
Ora, temos que parar com esse perigoso argumento, que nos leva cada vez mais à um sentimento fatalista e à uma necessidade crescente de assistencialismo…. enfim, à um sentimento que impede nosso DESENVOLVIMENTO, e que só tem valia para uma TECNOCRACIA composta por pseudo políticos idealistas, que na verdade estão é ávidos em aumentar seu poder através da implantação de uma “DITADURA SOCIAL”.
Pelo amor de DEUS, temos que incentivar a PROSPERIDADE e o DESENVOLVIMENTO, e isto só poderá ser feito se a população verificar que através do TRABALHO DURO e da MERITOCRACIA tal objetivo pode ser alcançado…
Se você, Sakamoto, realmente quer um Brasil melhor, peço que PARE com estes artigos carregados de ideologias não sustentáveis e anti-desenvolvimentistas…
Peço que PARE de induzir as pessoas a acreditar que “É BONITO SER FEIO”…
Peço que PARE de propagandear que tudo é CULPA dos “RICOS”, e que é dever do ESTADO corrigir todo e qualquer problema…
Peço, por outro lado, que AFIRME que a culpa é de todos nós, cidadãos,
que não fazemos nosso papel no dia-a-dia…
que ELEGEMOS MAL nossos representantes…
que ESPERAMOS SENTADOS que a “Mãe-Estado” faça tudo e nos dê tudo…
que temos medo de encarar a COMPETIÇÃO como uma VIRTUDE, como um sistema social de aprimoramento similar à seleção natural de Darwin…
que temos VERGONHA de assumir que somos um povo CORRUPTO por natureza, e que não fazemos nada para mudar tal status quo pois, infelizmente, tal CORRUPÇÃO é vista como VIRTUDE por muitos… ao ponto de ser socialmente aclamada como o famoso “JEITINHO BRASILEIRO”.
Acredito que, se mudarmos tal perigoso discurso de LUTA DE CLASSES, e passarmos a nos focar cada vez mais na MERITOCRACIA INDIVIDUAL, aí sim, finalmente, o BRASIL poderá efetivamente se desenvolver e ser um país no qual os cidadãos são preparados para serem VENCEDORES, e não PERDEDORES como discursos como o seu infelizmente exaltam!!!
Mais um rico reclamão. Mexa-se e vá fazer algo de útil pela sua nação.
Eu concordo em gênero, número e grau com que o Sr. Frederico falou.
Você, Sra. Cleide, é que com certeza deve ser mais uma daquelas pessoas que adoram receber as coisas de mão beijada…
Por isso que o Brasil é o que é…
Carlos disse: concordo em gênero, número e grau. Mais um sem argumentos. rsrs. Frustrante.
Infelizmente o brasileiro não consegue enxergar a dura realidade de seu País, que é onde o rico não sofre nenhuma punição e caso sofra, é bem ridícula (Farah Jorge Farah?) (Pimenta Neves?) (Jorgina de Freitas?), e os mandantes do assassinato da Dorothy Stang?, entre outros absurdos. Mas sempre tem um para criticar a moral da Maria da Silva que roubou um shampoo. People, wake up!
A lei ficha limpa é um verdadeiro atestado de incompetência dado ao povo brasileiro. Ela foi criada com o propósito de melhorar a moralidade na política etc e tal,ou seja, a população não tem competência para exercer o direito do voto, colocando assim no cenário político VERDADEIROS ladrões e assassinos em série com gravata.
E em relação aos casos de furto citados, também são deprimentes, já que o direito penal brasileiro é SELETIVO e tem que ser reformulado já!
É impressionante como as pessoas são competentes em misturar as coisas.
Uma lei que foi criada, antes de mais nada, para tentar tirar do nosso meio politico, pessoas que há decadas criaram seus feudos, onde mandam e desmandam, ensejam este numero de comentários, tanto a favor como contra.
O fato é que todo mundo quer que algo seja feito, mas quando é levado para o meio da sociedade, parece a seleção brasileira, que conta com quase 200 milhões de tecnicos, cada um achando que a tal lei deveria ser do seu jeito.
O que precisamos é que as leis, primeiro sejam cumpridas, e em decorrencia disto, sejam cada vez mais aprimoradas.
Abçs.
JRibes
Olá! Nobres Comentaristas!
Trata-se de questão lógica e de bom senso!
HIPÓTESE UM:
Notem: Se, admitirmos que a OPINIÃO POPULAR é a que VALE. Então:
DESNECESSÁRIO FAZER ELEIÇÕES EM 2010!
Vejam: O LULA possui apenas 2% (dois) por cento de rejeição entre os brasileiros. Dentre os demais brasileiros, 68% (sessenta e oito) por cento APÓIAM O LULA. Os restantes 30% (trinta) por cento, discordam em parte e aprovam em parte. Significa com segurança, podemos AFIRMAR que 70% (setenta) por cento dos BRASILEIROS, ou seja, muito mais que 140 milhões ou seja, mais que o número total de eleitores, previstos pelo IBGE para 2010 que vão às URNAS.
Logo, podemos afirmar que: O LULA pode prosseguir PRESIDENTE DO BRASIL pelos próximos 4(quatro) anos. Portanto, estão canceladas as eleições de 2010. Até pelo fato de que se TODOS os 135.400.000 milhões de brasileiros votassem, em qualquer dos candidatos, pela PRESENTE, OPINIÃO POPULAR, MACIÇA o LULA será IMBATÍVEL em PERCENTUAL.
Não sou eu que digo é: A GLOBO, A BAND, O IBGE, e TODAS as pesquisas registradas no TSE. Sem falar que 70%(setenta) por cento é pouco em relação aos indicadores, que são maiores.
Com isso já está preenchido o artigo 61º inciso 2º da Constituição Federal. Ou seja, mais de 1% dos eleitores brasileiros e supera os 0,3% (três) por cento de pelo menos 5 (cinco) estados, exigidos.
Não estou inventando. Estou argumentando. Tá tudo ESCRITO E DOCUMENTADO pela IMPRENSA em GERAL. E nos órgãos mencionados.
HIPÓTESE DOIS:
Se, Considerarmos que o que vale é o ARTIGO 16º da Constituição Federal, então a lei ficha limpa, conhecida como 135/2010, VALERÁ em JUNHO DE 2011, após passar por reparos jurídicos obrigatórios, conforme previsto por esse ARTIGO CONSTITUCIONAL.
O que precisa acontecer é o TSE e seu PRESIDENTE (TSE) decidir se no BRASIL vale a OPINIÃO POPULAR OU A LEI.
Se for PELA OPINIÃO POPULAR o LULA ESTÁ REELEITO PARA O TERCEIRO MANDATO. Por vontade da MAIORIA DOS BRASILEIROS!
Eleições 2010 CANCELADAS.
Se for pela Lei vigente e válida para hoje, 29/07/2010, Lei CONSTITUCIONAL artigo 16º da CF/88. Então:
Teremos eleições 2010. Todos os candidatos e ou brasileiros estão autorizados a participar do PLEITO 2010.
Exceto, os atingidos por MEDIDAS JUDICIAIS LEGAIS, decisões válidas e que NÃO GUARDEM qualquer relação com a INCONSTITUCIONAL e ILEGAL e ILEGÍTIMA, mais ficha suja, do que limpa.
Qual será o veredictum? Caro Presidente do TSE?
TEREMOS ELEIÇÕES em 2010 ou,
SERÃO CANCELADAS AS ELEIÇÕES DE 2010?
Com a palavra o JUIZ Presidente do TSE!
Lembrando que HITLER segundo informes históricos foi vegetariano, não fumava, e TINHA FICHA LIMPA!
Sakamoto, Muito obrigado por permitir que apresentemos nossa OPINIÃO.
Roubar é roubar. Pobresa não justifica o erro. O cidadão roubou tem que ser punido, seja rico ou pobre mas. Acho uma burrice prender o cidadão que roubou um pacote de arroz. A prisão custa caro. Acredito que o governo deveria reservar algum serviço para ser tocado por alguem que infringiu a lei. Reservar um ramal do metrô para ser tocado pelos fora da lei. O cidadão que roubou um pacote de arroz ou um xampoo. aqueles que ficam nas ruas estorquindo dinheiro dos motoristas. Os pais que poem seus filhos menores nos cruzamentos fazendo malabarismo ou pedindo esmola, puni-los com tantos dias de trabalho conforme a gravidade do delito. não precisa de graça. Os condenados devem receber pelos dias trabalhados. Assim teriamos uma punição justa e educativa.
J. Leite
Sakamoto prazer em conhecer voce. Gosto de ler artigos escritos por jovens bem preparados e voce ainda tem uma galera bem antenada nos assuntos.É otimo. Venho envolvida no projeto ficha suja e luto muito pela sua eficiencia. Esta semana estara sendo colocado na internete um site Ficha Suja. Os candidatos serão convidados a se registrarem nele dando todas as informações pessoais e eles também deverão declarar a origem das contribuições de campanha que receberem no ato do recebimento. Uma coisa é uma lei, outra coisa é a reforma do Poder Judiciario. O ficha suja só tera sentido se a luta pela reforma do Judiciario for concomitante. No entanto é importante salientar que a luta pela reforma do Judiciario é fundamental para manutenção da Democracia no nosso pais. o seu artigo exemplifica bem que não somos todos iguais perante a lei.Esta é a verdade. Por outro lado o povo brasileiro assistiu a nomeação do Adv. Dias Toffolli (advogado do Presidente e do seu Partidos) para Ministro do Supremo Tribunal Federal apesar do mesmo ser réu condenado por improbidade administrativa no Para e estar respondendo por outro processo similar. Pergunto:- É ou não é um golpe mortal na Democracia brasileira? Hoje um criminoso condenado sentencia outro criminosos na Suprema Corte da Nação. Deixo para reflexão se é ou não importante continuar a lutar de todos os modos pela Democracia e Soberania do nosso país. Foi um prazer a oportunidade de usar este espaço. obrigada.
Bom debate!
Mas será que Hitlher nasceu e foi educado num país corrupto por natureza? foi colonizado por um páis europeu que mandou para cá todos os ecolhos sociais possiveis(ladrões, estupradores e inclusive politicos corruptos?)? Bem o fato é que se a lei da ficha limpa não for válida onde vamos parar?
Muito cuidado com o lobo com pele de cordeiro, mas muito cuidado mesmo com os lobos escancaradamente declarados.
Abração!
Se queres falar de transação política com pesos obscuros, dê um passeio pelo Pará e Maranhão… Aqui no Brasil podem dizer que não, mas é a lei do coronel que ainda predomina. Qualquer coisa que se faça sempre vai ter algo de podre no meio. Bem, não é só aqui… em países da Europa também é feia a corrupção.
Agora, sobre as punições aos pequenos furtos, lembro a você sobre a minha idéia da chibatada na bunda (tá lá no meu blog a proposta). Roubou apanha do carrasco na delegacia e volta pra casa dolorido, sem prisão e sem comidinha na boquinha do estrupício sustentado pelo povo.
Forte abraço!
novamente, concordo com suas opiniões.
Doutor Sakamoto,
O próprio presidente do STF admitiu em entrevista que a Justiça é muito mais acessível ao pessoal do andar de cima do que àqueles que estão na base. Aliás, isso é até um truismo. Se o réu dispõe de recursos para bancar um bom advogado, tudo acaba em samba e cerveja. Ou caviar com champanhe francês. Bons advogados custam muito caro.
Já se o cidadão é escasso de grana, só por milagre.
É por isso que duvido muito dessa coisa de “Estado Democrático de Direito”. No papel é lindo.
Parabéns pelo ensaio.
Tribunal de Justiça de São Paulo é conservador mesmo.
Sakamoto, mais uma vez concordo contigo, uma vez vc escreveu que era masoquista e entendo o porque, é que o melhor desse seu blog é a possibilidade de vermos como pessoas “civilizadas”, sim , a classe média brasileira, ainda acredita que a menina que furtou, e não roubou, um xampu, por ser reincidente deve ser punida com prisão, como se isso fosse trazer algum benefício a ela, à sociedade ou ao governo… que bela ilusão…
Ainda percebe-se que muitas pessoas simplesmnte ignoram as causas de aumento de pobreza e violência, apenas repetindo aquele velho jargão liberal de que o pobre é pobre porque é preguiçoso.
Em relação ao Ficha Limpa, como atuante no meio jurídico, posso dizer que juízes, advogados e promotores possuem uma visão estanque dos atos que acontecem a sua volta, não se esqueçam, os desembargadores estão em seus gabinetes com ar condicionado decidindo a vida das pessoas sem ao menos levar em conta as condições de vida desta, por outro lado, fazem vistas grossas onde deveriam direcionar maior empenho como nos casos de improbidade, corrupçã oe regularização fundiária.
parabéns pelo texto.
Olá! Caros Comentaristas!
Pelo que observo nos comentários, todos, estamos do mesmo lado. Há pequenas diferenças que podem ser facilmente superadas.
Todos nós, desejamos um País mais IDÔNEO, limpo, claro, pujante.
E todos estamos a favor da ficha limpa!
O que está PEGANDO ENTÃO:
O que está pegando é que a lei 135/2010, ficha limpa, por força Constitucional, como previsto no artº 16º da CF/88. Proíbe que a ficha limpa ou qualquer lei que altere o processo eleitoral ou se relacione ao processamento eleitoral entre em VIGOR, ou seja, TENHA VALIDADE, antes de um ano de sua publicação.
Qual é a razão disso: É que esse tipo de lei pode ser UTILIZADA por ditadores de plantão. Ou, uma vez consagrada, abre uma BRECHA na Lei para que, a qualquer TEMPO, um aspirante a DITADOR, utilize-a para praticar atos de REPRESSÃO contra o POVO em geral.
Esse é o objetivo do artigo 16º da CF/88.
Observem que várias ações foram tomadas fruto dessa lei, que são criminosas.
Toda lei INCONSTITUCIONAL ou ILEGAL gera distorções no Sistema.
É o que estamos presenciando com a ficha limpa, inconstitucional e ILEGAL e ILEGÌTIMA.
Observem que o Senhor Adriano em seu comentário às 17:35, fala em chibata.
A OPINIÃO POPULAR é factível de desejar a QUEIMA NA FOGUEIRA.
Só que: quando se opta por esse MÉTODO conduzimos o País para um estado de beligerância.
Apesar de respeitar a opinião do Nobre Senhor Adriano, sugiro uma reflexão sobre seu desejo. Perceba que é por AGRESSÃO!
Isso espalhado pela sociedade vai levar muita gente a MORTE! Prematura! e por vezes INJUSTA. Quase sempre.
É necessário racionar com mais frieza e a luz da LEI.
Costumo brincar e dizer que depois da CANETA DO STF – Só existe como opção a BAIONETA!
Sou favorável ao DIÁLOGO! É mais trabalhoso, porém, menos traumático e produz ao longo do TEMPO menos vítimas por INJUSTIÇAS.
De qualquer maneira, obrigado mais uma vez.
Tchau!!!
Parabéns pelo comentário. Também pudera pois a “justiça é cega”…
País miserável, lei miserável, injustiça social miserável. É revoltante ver o tratamento dispensado pela justiça à população mais pobre. Só um alienado não consegue se revoltar contra isso.
???????????????ficha lmpa 04 bilhoes de dolares disatribuidos pelos amigos do Sr. lulala. socorro pare o mundo q eu kero desser
O Sr. Frederico faz parte daquela elite do país que pensa que todos tem a mesma oportunidade que ele teve.
Que quem é pobre o é por que quer, pois basta ir trabalhar para melhorar de vida.
Essa pessoa não conhece a realidade de metade da população brasileira. Enquanto não conhecer, continuará dando uma opinião elitista, que olha da onde ele está para dizer o que o pobre deve fazer ou o que deveria ter feito.
Eu gostei da opinião do Sr. Elias que diz que essa Lei é um atestado que nós não sabemos votar, acontece que essa Lei acaba tornando inelegível também pessoas como esse vice-prefeito do Psol, que notadamente não fez por merecer esse castigo.
E infelizmente vivemos em um país extramamente punitivista, onde a maioria dos juízes são punitivistas, por isso quem rouba um shampoo vai preso, e a maioria dos julgamentos tem esse fim, e quem está sendo julgado na maioria são pessoas de baixa renda, o roubo do rico ninguém vê, quando vê é pago pra ficar quieto, quando é denunciado contrata um bom advogado e se não é inocentado consegue abrandar bastante sua pena.
Temos que lutar por uma justiça mais garantista! Que garanta os direitos de todos!
Bom texto, a questão não é ter uma disputa de classes, e sim maior igualdade, lei de darwin? não gostei dessa comparação, o que me deixa desanimado é que os ricos querem paz, pobres burros e que façam o que eles querem, morando mal e vivendo mal, fazendo o seu papel na ”cadeia alimentar” ….
Sou pobre e não tive as mesmas circunstância de um garoto rico para assim ser comparada essa sociedade capitalista com leis da seleção natural.
E eu era um bebado e vivia drogado, hoje estou curado, encontrei Jesus
[...] This post was mentioned on Twitter by gutierrezps, leogolzer. leogolzer said: O Ficha Limpa vai funcionar no país ? – http://blogdosakamoto.com.br/2010/07/29/o-ficha-limpa-vai-funcionar-no-pais-da-desigualdade/ [...]
Sakamoto, os exemplos que você utilizou para justificar os seus argumentos não foram muito consistentes, mas não quero debater aqui os seus argumentos. Para mim os procuradores e os tribunais regionais eleitorais não assimilaram ainda o FICHA LIMPA. Essa lei é ótima e aos poucos vai ser mais-bem-utilizada, por enquanto veremos disparidades do tipo que você citou, mencionando o vice do PSOL. Mas todos serão liberados para o pleito, digo isso porque a candidatura só pode ser impugnada se o candidato for condenado por um colegiado e como sabemos ninguém foi condenado dessa forma. Agora o que a maioria dos comentaristas dizem é verdade, um erro não justifica o outro, arrume outros exemplos…
Estamos diante de um verdadeiro crime. Enquanto Maluf sorri animado afirmando que irá concorrer – e não duvido que concorra, quantos juízes a figura não tem nos bolsos? -, um lutador é condenado por defender o povo. É a equiparação entre a corrupção e a luta social. Quem defende o MTST tem o mesmo destino de quem rouba, de quem mata, de quem usa seu mandato para enriquecer.
O Ficha Limpa foi vendido como a solução dos nossos problemas, mas mostra-se parte do problema.
Enquanto Isso Jader Barbalho, Collor, Roriz, Sarney e cia continuam livres para roubar. Sobre eles, nem uma palavra.
Read more: http://tsavkko.blogspot.com/#ixzz0v8rn5Va0
Interessante o questionamento do Sakamoto….
Quando uma sondagem de opinião estava sendo organizado pelo partido político DEMO sobre o projeto “ficha limpa” me insurgi!
Denunciei em um blogue de direita e ultra direita as nobres inspirações que animavam esse projeto de lei: a dupla penalidade de um cidadão!
O projeto colocava em questão os direito constitucionais, direito político de todo indivíduo, colocava em questão a “ineligibilidade”!
O objetivo do Demo era evidente. Como a maioria da sondagem de opinião: lastrear milhões de assinaturas de cidadãos brasileiros para se constituir uma força política de opinião, de pressão politica e vontade comum!
Na sondagem de opinião como no projeto de lei já encontrávamos uma série de questões problemáticas em seu conteúdo.
Vou logo afirmando de passagem que não sou contra o combate à corrupção: a SOCIEDADE CIVIL e A JUSTIÇA deveriam sempre esta atentiva a esse mal politico e social que aflige todas as DEMOCRACIAS indistintamente!
Contudo, não penso que à solução encontrada para enfrentar o problema seja a solução de facilidade, de utilizar um momento de fragilidade sociopolítica para propor um projeto de lei sobre as “fichas limpas” dos cidadãos!
Na época citei o exemplo do próprio presidente brasileiro: Lula.
Na logica deste projeto de lei, Lula nunca seria presidente do Brasil. Visto que em 1981, Lula foi condenando pela Justiça Militar a três anos e meio de detenção por “incitação a desordem coletiva”!
Apesar de ter recorrido, pela logica do projeto de lei “da ficha limpa”, Lula não teria o direito de participar da vida politica do pais!
Denunciei não somente a sondagem de opinião como também o projeto de lei “Ficha limpa”!
Argumentei que o projeto ia de encontro à princípios constitucionais de um Estado Democrático de Direito!
E olhe que deste ponto de vista, concordo plenamente com o leitor/comentarista William Sarmento: a minha “falta de conhecimento jurídico sobre o assunto” já era evidente! Já tinha a arte e a maneira de “falar tanta asneira” que as vezes me pergunto se não sou produto de um cruzamento de erro de percurso entre “Lucy” no cio com um australopitecos quadrupede errante! Enfim passamos…
De fato, o Estado Democrático de Direito dar acessibilidades a todos os cidadãos a possibilidade de se apresentarem aos cargos eletivos. Seria a expressão de um direito político passivo, ou seja, todo indivíduo tem a capacidade e direito de se apresentar a uma eleição e de ser ou não votado.
Outro principio contitucional que esse projeto de lei colocava em perigo era o da presunção de inocência, trazido no art. 5º da Carta Constitucional de 1988: « LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.”
Não vou mais longe no argumentário e na demonstração!
Portanto a polemica sobre o “candidato a vice-governador de São Paulo pelo Psol” não me surpreende!
O que me surpreende é a frase escrita do teclado do Sakamoto: “não sou legalista, não faço parte de partido algum e, básico, defendo o cumprimento da Ficha Limpa (..)”
E o autor se questiona ainda se o “cumprimento da lei da Ficha Limpa vai funcionar no pais da desigualdade”.
Ora, ora Sakamoto até parece que vc esta com síndrome do Serra: confrontado eternamente a situações paradoxais que so levam a impasses sociopolíticos.
Não deu ainda para perceber que a “sanha punitiva normalmente tem alvo certo: a massa de sem-advogado, rotos e pobres, que ousaram contra a propriedade privada” e que o princípio da presunção de inocência somente se aplica para aqueles que tem condições financeiras para se pagar um advogado?
Mas uma vez vc constata que à aplicação da Lei “Ficha limpa” coloca em questão pelo menos dois tipos de conflitos: 1) conflito entre o princípio do Estado Democrático e garantia dos direitos políticos; conflito entre desigualdade sócia e princípios de moralidade!
Vou ser muito sincero com vc Sakamoto!
Que vc não seja legista, isso é um fato! Que vc não faça parte de um partido politico é uma coisa que se debate!
Mas que vc defenda o “principio de cumprimento da ficha limpa” quando este coloca problemas conflituais individuais, sociopoliticos evidentes e vc ainda tem a coragem de afirmar que “o problema não é a aplicação da lei”!
Ah, bom? Onde esta o problema então?
Me poupe, viu!
Estas querendo enganar quem AQUI?
A justiça é inacessível ao povão por falhas grotescas do poder executivo, uma vez que é um direito Constitucional o acesso gratuito à justiça por aqueles que, comprovadamente não podem arcar com os custos de uma ação;
CF de 88. Art.5º LXXIV: ” O Estado prestará assistência integral e gratuita aos que comprovarem insufuciência de recursos”
Luiz Carlos (O velho) disse:
“A justiça é inacessível ao povão”! Ah bom?
Por que vc cita então o direito Constitucional de “acesso gratuito à justiça por aqueles que, comprovadamente não podem arcar com os custos de uma ação”; e do Art.5º LXXIV: ” O Estado prestará assistência integral e gratuita aos que comprovarem insufuciência de recursos”!
Luiz Carlos, O velho, velhice não é sinônimo de idiotice! O pior idiota é aquele que pensa que o outro é idiota.
Como vc pode constatar, o problema não é que a Justiça seja inacessível ao povão!
O problema da “Maria Aparecida”, da “Sueli”, do “sem-terra” e do “sem-teto” é o conhecimento dos seus direitos individuais e civis! É o acesso as informações, ao conhecimento jurídico dos direitos e deveres do cidadão! É a maquina burocrática administrativa e judiciaria que esta bloqueada pela ignorância, pelo contrassenso das normas jurídicas aberrantes, etc, etc…
Como é que esse “povão” vai poder “comprovar” que ele “não podem arcar com os custos de uma ação” se essas pessoas estão em prisão preventiva, se o Tribunal de Justiça não notifica os direitos das pessoas, as mídias de informação não fazem os seus papéis pedagógicos, os estudantes universitários que cursam a área de Direito não se lançam no campo social?
O contra-argumento evidente seria: “ninguém pode alegar desconhecimento da lei ou da norma jurídica”!
De fato, no entanto a palavra-chave aqui é “desconhecimento”!
Procure onde esta o contrassenso…
Sakamoto, os exemplos que você utilizou para justificar os seus argumentos não são convincentes. Como dizem alguns comentaristas deste blog, um erro não justifica o outro, portanto seus exemplos não servem como base.
Quanto à FICHA LIMPA, bem, eu a considero uma ótima lei e ao meu ver os procurados e os tribunais regionais eleitorais estão se equivocando na leitura da lei, estão se apressando um pouco. Todos esses candidatos serão liberados para o pleito, por um simples motivo, ninguém foi condenado em última instância, só pode ter a candidatura impugnada quem for julgado por um colegiado. Portanto, digo que tem muito juiz e procurador querendo aparecer na mídia.
É lamentável, mas teremos de vê-los em outubro próximo sorridentes e felizes, Altivos e senhores de si, pena esse é um ponto falho da lei…
FDA disse:
30/07/2010 às 9:00
Luiz Carlos (O velho) disse:
“A justiça é inacessível ao povão”! Ah bom?
O Sr. embolou tudo. Falou, falou e, não disse nada. Ressalve-se, na salada, o fato de que o problema maior é mesmo de falta informação.
Como provar que não tem recursos? Ora, ora, é parte mais simples da história: São comprovantes de renda: ”contra-cheque, carteira de trabalho, declaração do empregador ou do sindicato.SE VOCÊ NÃO POSSUI NENHUM DESTES DOCUMENTOS, PROCURE UM FUNCIONÁRIO DA DEFENSORIA. Ele saberá orientá-lo sobre como proceder.”
Ressalte-se, ainda, que não só a pessoa física pode ser atendida pela Defensoria Pública como também as pessoas jurídicas em dificuldades financeiras, como as microempresas, podem se valer do patrocínio do Defensor Público.
Igualmente podem ser patrocinadas sociedades sem fins lucrativos e associações comunitárias, desde que declarem insuficiência de recursos.
Faça sua parte, divulgue e informe.
Caro Luis Carlos,
Se “embolei”, me pergunto como vc soube tão bem desembolar!
Infelizmente não posso seguir sua injunção: “Faça sua parte, divulgue e informe”!
Seria vc mesmo que teria que fazer por vc mesmo e os outros brasileiros! Existe milhares de ONGs necessitando de um “savoir-faire” como o seu!
Vivo em um mundo sociocultural onde esse tipo de informação faz parte do senso comum!
O “Nos” dos valores constitucionais franceses de LIBERDADE, de IGUALDADE e FRATERNIDADE!
Tem dois seculos de existência e fazem parte de nossa “consciência pública”!
Mas valeu a intenção.
Va a luta, o Brasil e o povo brasileiro merece isso de sua parte….
Esse mundo sociocultural onde você vive, FDA, não te pertence! Você é estrangeiro aí, um intruso. Não se iluda.
Também não venha querer dar lições de cidadania para o povo brasileiro, já que você não vive aqui, não vivencia com os teus compatriotas todas as mazelas desse país.
Abulafia:
Você tá cheio de empáfia kra!
Muita gente daqui que comenta e lê está fora do Brasil.
A cada comentarista infeliz como você, te juro, melhor pegar um uruguaio para trabalhar em empresa, sai mais barato e é mais culto.
Diga aí qual seu problema, quem sabe a gente resolve por aqui mas, lhe adianto:
Há várias gramáticas e jogos infantis inclusive histórico/geográficos além de vídeos no You Tube.
Para você se aculturar:
O FDA, e muitos mais aqui são compatriotas e cônsios das mazelas que rolam aí no Brasil, imbecil.
:-/
Caro Abulafia,
Gostaria de fazer duas observações sobre os seus ditos!
Primeira! Afirmar que “esse mundo sociocultural” onde vivo não te pertence é uma falsa afirmação.
Sou cidadão franco-brasileiro.
Portanto como cidadão francês faço parte deste“Nos” franceses e isso por ligações familiares e por direito cívico. E isso depois de onze seculos!
Além disso, os valores republicados franceses que defendo foram adquiridos com muita luta, muito sangue por aqueles que deram suas vidas para estarmos onde estamos. E isso depois de dois séculos!
Como vc pode verificar: sou um cidadão francês de direito e de fato por que sei que faço parte uma história familiar, sei que faço parte de uma história sociocultural de um povo e de uma NAÇÃO.
Sou cidadão francês por que como cidadão pertenço a um “NOS” francês. Um “Nos” que reivindica coletivamente o produto de nosso trabalho visto que pagamos nossos impostos. Portanto damos nossa contribuição a Nação!
Que fique bem claro: Nos franceses, Não pedimos nenhum favor aos governantes de nosso pais: exigindo o que nos vêm de fato e de direito!
Segunda afirmação: “Também não venha querer dar lições de cidadania para o povo brasileiro, já que você não vive aqui, não vivencia com os teus compatriotas todas as mazelas desse país.”
Saiba que não estou dando nenhuma lição de cidadania ao povo brasileiro!
Como cidadão brasileiro tenho ligações familiares com o Brasil depois de cinco seculos: tenho descendentes indígenas, escravos africanos e europeus.
Sou também o produto de uma história sociocultural deste pais.
Portanto estou exercendo meu direito e meu dever constitucional: “art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (..)”.
Portanto estou exercendo meu direito de cidadão e de liberdade de expressão como cidadão brasileiro!
Além disso, como tenho bens de “propriedades” no Brasil. Pago meus impostos a Nação brasileira. Portanto sou contribuinte também brasileiro, dou também minha contribuição ao “bem-estar” da Nação e do Povo Brasileiro!
Tenho portando o direito e dever de exigir dos governantes brasileiro o produto de minha contribuição.
Como vc pode constatar: Sou cidadão francês e brasileiro por que pertenço a uma dubla cultura.
Ao “NOS” francês e ao “Nos” brasileiro. Por ser um proprietário de bens, reivindico o produto de meus bens de propriedade, reivindico o produto de meu trabalho como pesquisador quando o BRASIL me chama para trabalhar. Se o governo FRANCÊS me autoriza a sair para realizar tal trabalho de cooperação entre países.
O interessante é de saber que o trabalho solicitado pelo BRASIL, é a FRANÇA que paga!
Portanto tenho direito e dever sim, de dar lições de cidadania para o povo brasileiro, por que sou cidadão brasileiro, por que sou contribuinte brasileiro. Dou minha contribuição intelectual, minha força do trabalho, pago meus impostos a Nação Francesa e Brasileira!
Portanto não seja frustrado ou de ma fé com a vida que vc leva! Isso não lhe leva nada: estude, trabalhe e faça o bem-estar da Nação que acolheu no seu seio a família Abulafia!
Se vc não tem consciência cívica, se vc não sabe de onde vens, nem onde estas e para onde vais, é um problema seu, com vc e contigo o mesmo!
Luiz Carlos (O velho):
Olha Velho Luiz Carlos, faça o seguinte, na primeira dor ou bala perdida que lhe aflir, procure o SUS, será bem atendido.
hehe.
O direito à defensoria publica é de:”Todas as pessoas que não tenham condições financeiras de contratar advogado e pagar despesas de processo judicial, ou por certidões, escrituras, etc, sem prejuízo do seu sustento e de sua família. Desta forma, o importante não é o valor do salário da pessoa mas se as despesas dela e de sua família permitem a contratação de advogado ou permitem que ela pague por documentos, certidões, etc.”
A questão não é de bom senso ou contra senso, mas da insuficiência de defensores públicos que torna o atendimento demorado. Trata-se, assim como educação, saúde e segurança, de serviço público, do qual, o governo dá pouca atenção.
E a divulgação nas mídias é outra falha do governo, pois, como se sabe, o governo consome montanhas de dinheiro em propaganda. Não seria nada de mais comprar espaços dentro do horário nobre e fazer divulgação de forma didática deste e de outros direitos Constitucionais.
Claro que não vai funcionar, a desigualdade neste caso é apenas um detalhe. Não é o fato de ser rico ou pobre, instruido ou não. A grande questão que os profissionais da corrupção sabem muito bem como fazer para não serem descobertos. Qual corrupto foi condenado mesmo? Alguém ficou inelegível pós mensalão? Com escessão de alguns inexperiente ou mais ingênuo. Usou o carro, o ascessor é fantasma, pequenos delitos como os de Sueli e Maria Aparecida. Os que roubam milhões estão com a ficha “limpa”
Pessoal, é o seguinte:
Alguém aí se lembra dos aviões apreendidos pela Polícia Federal com papel moeda vindos lá da Colômbia para comprar uma Rede de Televisão?
Alguém se lembra do escândalo que fizeram caçando d’onde vinha a grana do Senor Abravanel quando da compra/implantação d’uma rede televisiva (juro prôceis, a única Rede de TV que tem origem em grana decente)?
Alguém se lembra d’onde veio o escândalo Time Life hoje Plim-Plim?
hehe.
Um pouco de lembrança iria bem nessa lambança.
Sakamoto, os exemplos que você utilizou para justificar os seus argumentos não são convincentes. Como dizem alguns comentaristas deste blog, um erro não justifica o outro, portanto seus exemplos não servem como base.
Quanto à FICHA LIMPA, bem, eu a considero uma ótima lei e ao meu ver os procurados e os tribunais regionais eleitorais estão se equivocando na leitura da lei, estão se apressando um pouco. Todos esses candidatos serão liberados para o pleito, por um simples motivo, ninguém foi condenado em última instância, só pode ter a candidatura impugnada quem for julgado por um colegiado. Portanto, digo que tem muito juiz e procurador querendo aparecer na mídia. É lamentável, mas teremos de vê-los em outubro próximo sorridentes e felizes, livres e senhores de si, pena esse é um ponto falho da lei…
Gerci Monteiro de Freitas:
Minha cara, o “ficha limpa” é só prá inglês ver!
Olha, mais uma, não há “procurador e juiz” querendo aparecer criatura, o que esses caras mais tem medo hoje em dia é d’uma filmagem ou “maria chuteira”.
Se liga.
Você acha que um cara ganhando uns 21.000 reais por mês vai caçar muié contestadora em blog ?
Proftel, meu sexo é masculino, é que esse nome estranho causa muita confusão.
Creio, há um lapso no post entre o segundo e o terceiro parágrafo a saber:
Segundo parágrafo: “O caso é polêmico. O partido diz que …”
Terceiro parágrafo: “Maria Aparecida foi para a cadeia por ter furtado um xampu e um condicionador. Perdeu um olho enquanto… “.
Mesmo assim vamos lá.
Sakamoto, vá mais fundo, procure saber sobre as “igrejas” que vicejam impunes nesse “brasilsão” (daria um PHD em Cuba, eu sei).
Aqui desse rincão concebo um “ficha limpa” não só para classe política, tembém para a “jornalística” e “religiosa”.
Urbanóides não imaginam o tanto de “presbíteros”, “pastores”, “radios FM” e algumas “AM” envolvidos a sugar recursos no interior desse país.
Isso valeria um post, pena que poucos tenham culhão de.
:-/
Proftel disse:
31/07/2010 às 0:39
”Olha Velho Luiz Carlos, faça o seguinte, na primeira dor ou bala perdida que lhe aflir, procure o SUS, será bem atendido.”
Tenho a exata noção do desespero que é o atendimento pelo SUS. E não é só na saúde pública, é todo o serviço público. Os chamados direitos Universais; saúde, educação e segurança. Uma lástima! Junte-se ao péssimo serviço, a crença dos usuários que acreditam ser tudo de graça e, sendo assim,”é assim mesmo”; não é. Os brasileiros arcam com a maior carga tributária do mundo, principalmente os pobres que são tributados direto, no consumo dos itens básicos.
Luiz Carlos (O velho):
Olha Luiz, posso te dar uma dica?
Seguinte:
Quando gostar ou não d’um comentário, coloque só o nome do interlocutor no cabeçalho, não precisa “copiar e colar” frases inteiras, só insira o nome do interlocutor e desenvolva raciocínio (sem frases feitas como V.Sa através de vários nicks aparentemente tem procedido).
Pronto, o comentário estará feito.
Olá! Caros Comentaristas!
Caro Senhor FDA! Tenho a sensação que a ILHA de FRANÇA (PARIS) é considerada pelos franceses como os DO NARIZ EMPINADO. Será? É mais ou menos o que pensam os Italianos em relação aos Romanos. Será? Acontece que: Sem os franceses não parisienses e sem os Italianos não Romanos. Parisienses e Romanos morreriam de fome. Será?
Com certeza a FRANÇA é respeitável e muito da luta republicana e democrática e muito da democracia que falamos atualmente tem a ver com a FRANÇA e graças a ela. Até o Hino Francês possui uma letra SANGRENTA! Embora seja muito lindo!
A sensação que tenho é que a Europa reunida em torno do euro criou verdadeiros GUETOS-ESTADOS, ou, Estados-Guetos, e fez uma amarração de controle através de impostos, e, via controle de fluxos que talvez limitem muito o famoso e, inteiro “liberdade, fraternidade e prosperidade”. Esse período atual, desconfortável, econômico-financeiro, que espero seja temporário, inclusive, com alto desemprego, redução do consumo, talvez, propicie uma visão menos européia bairrista. Há total, abcedamento em grande parte dos países da zona do euro, sobre: O que é o BRASIL?, Quem é o BRASIL?, E, o que será o BRASIL daqui a mais alguns anos, em relação ao contexto internacional.
Pelas discussões internas locais e regionais abrangendo outros países como: Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, França fico imaginando a complicação da comunicação, depois, da invasão chinesa e brasileira em termos de turismo e como está sendo vista pelos países mencionados e outros. Afinal, é GRANA em EUROS que pode ajudar na recuperação.
O modelo adotado de exclusão dos estrangeiros nesses países demonstra pouca evolução nos aspectos democráticos outrora, lá nascidos. Sobre esse retrocesso, opção por exclusão, não será um ERRO de avaliação por parte desses países?
Note: No BRASIL cabem TODOS e TODOS são BEM VINDOS! Considero esse fenômeno um PLUS valoroso e um diferencial para produzir RIQUEZA e sua conseqüente distribuição. Estará a Europa trilhando o caminho inverso? Ou, estou com uma impressão ERRADA!
Fazendo um trocadilho se me permite: Prefiro por ser FRANCO ser mais e somente BRASILEIRO!
Esse comentário acima é uma sensação que tenho! Posso estar equivocado.
CARO FDA você informa que faz parte de UM POVO! O Brasileiro faz parte de um MULTIPOVO com PLURIPOVO CULTURAL.
E sobre dar lições ao POVO BRASILEIRO. Essa parte deve ser o NARIZ EMPINADO da ILHA DE FRANCE. Vulgo PARIS. Não fale pelo POVO FRANCÊS. O POVO francês é muito mais GENEROSO e EDUCADO!
O legal é que está acontecendo uma ENORME MUDANÇA DE PARADIGMA NO PLANETA TERRA e todos nós vamos precisar aprender e apreender novos conceitos e aprimorar o discurso.
Acredito que BRASIL e CHINA sairão na FRENTE! Nestes novos TEMPOS!
Obrigado e Tchau!!!
Caro Ricardo Santa Maria Marins,
Veja vc, o fato de acreditar e defender os Direitos Humanos, nos coloca as vezes en situações bem embaraçosas!
Ir até o fim da logica das ideias que defendemos, viver em coerência consigo mesmo. Ou defender ideias e valores fundados, no que o Sakamoto identifica como “o falso glamour”!
Sair destes impasses não é fácil!
No seu caso, prefiro então ir até o fim da logica das ideias que defendo!
Como Ser Humano (Ser de consciência e de direito), estimo que vc é digno, de uma resposta as inúmeras questões que colocas aqui no seu comentario.
Como não tenho nenhuma respostas as suas questões: vire-se como puder!
Releia bem minha resposta ao leitor/comentarista Abulafia e tire as conclusões que vc quiser!
VC é Livre de pensar e de se expressar como quiser!
Porem tenha ao menos respeito e a dignidade de respeitar o direito dos outros!
Fui claro?
Olá! Caros Comentaristas!
Olá FDA, obrigado pela resposta.
Entretanto, você não acredita que “DAR LIÇÕES AO POVO BRASILEIRO DE CIDADANIA”, embasado no fato de você ter algumas propriedades no Brasil e ser cidadão Francês, NÃO É EXAGERADO? Digamos, MUITA PETULÂNCIA, e ego-presunção?
E meu questionamento, veja, foi exatamente no sentido de aprender mais, uma vez que você é local de lá.
A idéia era ampliar meus conhecimentos e corrigir eventuais equívocos. Entendeu.
De qualquer maneira,Obrigado e forte abraço!
E por falar em direitos dus mano, o Lula se recusou a pedir ao presidente do Irã para suspender a pena de morte por apedrejamento de uma mulher que cometeu o “crime” de adultério. O nosso guia alegou não querer avacalhar a obediência à lei em outros países. Os únicos que tem o direito de avacalhar a lei são os mensaleiros, aloprados e incomuns.
Proftel disse:
31/07/2010 às 1:27
Luiz Carlos (O velho):
Olha Luiz, posso te dar uma dica?
Seguinte:
”Quando gostar ou não d’um comentário, coloque só o nome do interlocutor no cabeçalho, não precisa “copiar e colar”.
Discordo! Totalmente.
Prefiro, em alguns casos, ser o mais explícito possível, pois, notei que há uns dois ou três por aqui que têm uma enorme dificuldade de interpretação. Confundem tudo…
A ausência de governo. e a desmoralização total da classe politica, é tudo que os donos do poder querem. É estranho como ninguém observa isto. Será que ninguém percebe que dentro do nosso sistema, para concorrer a alguma coisa precisa-se de dinheiro, e o mesmo que dá dinheiro para “A” dá dinheiro para “B” ou “C”. E que os donos deste dinheiro cobram seja de A,B ou C, suas atitudes logo após a eleição? Ninguém percebe que os “empreendedores” beneficiados que “compraram” as empresas brasileiras no governo FHC, são os mesmos que enchem as burras do atual governo cobrando as maiores taxas de juros do mundo? Ninguém percebe que os governos foram sequestrados, e o máximo que o povo faz é eleger o síndico ( para não dizer o porteiro), para manter as regras e a estrutura no lugar? Eu devo estar louco mesmo.rsrsrsrsrs.
“Em um futuro próximo, criaremos a responsabilidade dos presidentes.
Para chegar a esse resultado, maquinaremos a eleição de presidentes que tenham em seu passado uma tara oculta, algum “panamá”. O receio de revelações, o desejo próprio a cada homem que chega ao poder de conservar seus privilégios, vantagens e honras ligadas à sua condição, fará com que sejam fiéis executores de nossas ordens. A câmara dos deputados cobrirá, defenderá, elegerá presidente, porém nós lhe retiraremos o direito de propor leis, de modificá-las; esse direito será atribuído ao presidente responsável, que se tornará mero joguete em nossas mãos”.
Achei muito legal o texto. Indiquei-o no meu Tumblr: http://umpulha.tumblr.com/post/893615276/
SR.JOSÉ SERRA O FALSO CARÓLA “INCONVENIENTE” , Serra se atrasa e é barrado em santuário na Bahia
Míriam Hermes / Agência A Tarde / 06.agosto.2010 23:00:15
Na sua passagem, alguns romeiros mais radicais gritaram os nomes de Lula (e não de Dilma) e de Marina Silva (PV), deixando claro que não aprovaram a visita do candidato.
“Acho que ele veio na hora errada, porque agora é um momento de oração e não de campanha política”, afirmou a romeira Maria Helena Pimentel, acrescentando que “um político deveria saber a hora certa de estar em cada lugar e esta não é a hora dele estar aqui porque está atrapalhando um evento que acontece de ano em ano”
BOM JESUS DA LAPA (BA) – Candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra visitou a cidade de Bom Jesus da Lapa nesta sexta-feira, 6, no dia mais movimentado da romaria que este ano deve reunir cerca de 450 mil pessoas. Acompanhado do candidato a governador da Bahia pelo DEM, Paulo Souto e grande comitiva de políticos, Serra fez uma caminhada por ruas próximas ao santuário, justamente no horário que as pessoas aguardavam a passagem da procissão com a imagem do Bom Jesus, ponto alto dos festejos que tem 319 anos de tradição.
Na sua passagem, alguns romeiros mais radicais gritaram os nomes de Lula (e não de Dilma) e de Marina Silva (PV), deixando claro que não aprovaram a visita do candidato. Porém, ele foi simpático e, para desespero dos seus assessores que estavam contando os minutos para chegar ao santuário, várias vezes deixou a comitiva para falar com pessoas nas calçadas. “Fiquei surpresa, mas achei legal. Eu já tinha estado com eles (a comitiva) em Itabuna”, disse a advogada Ana Maria Muniz. Serra também entrou em uma farmácia, onde perguntou ao balconista Rafael Richard “se vendíamos muito genérico”, revelou o funcionário, que também disse não esperar por esta visita.
Apesar do plano de entrar no santuário de pedra calcária, a comitiva foi barrada pela administração do templo naquele horário, “porque foi dito que viriam às 16h, mas já são 16h45 e a procissão precisa sair”, disse enérgico o padre Casimiro Malolepszy. Serra polidamente acatou e saiu pela lateral, subindo pela escadaria da torre em estilo medieval construída ao lado da gruta, de onde acenou para os romeiros.
‘Agora é momento de oração’
“Acho que ele veio na hora errada, porque agora é um momento de oração e não de campanha política”, afirmou a romeira Maria Helena Pimentel, acrescentando que “um político deveria saber a hora certa de estar em cada lugar e esta não é a hora dele estar aqui porque está atrapalhando um evento que acontece de ano em ano”. Por outro lado, quando percebeu quem causava aquele alvoroço, o romeiro Alfredo Alcântara, se alegrou e fez questão de encostar e levar uma foto de recordação. “Vou levar para meu filho. Acho que ele vai gostar”, disse contente.
Serra que se disse católico, mas de pouca frequência a igreja, afirmou que iria pedir à Santa Rita (que não tem nenhum altar no local), “que me dê forças na presidência, para ajudar a juventude do Brasil”. Ele destacou duas preocupações fundamentais: o combate às drogas e o seu tratamento, “pois existem poucas iniciativas públicas neste sentido”, bem como a profissionalização técnica dos jovens “para que tenham acesso ao mercado de trabalho”.
Parceria
Ao criticar o sistema de escoamento da produção agrícola baiana “que no momento tem de sair pelos portos de Sauípe, Santos e Paranaguá, pois Salvador tem um dos piores portos do Brasil”, o candidato disse que planeja melhorar o sistema, para que a produção estadual seja exportada por um porto no próprio estado. Citou também as estradas e aeroportos, “porque a produção deve ser incentivada, dentre outras coisas, pela sua importância na geração de empregos”.
Também criticou a anunciada Ferrovia Leste Oeste, obra do PAC, que é apontada pelo governo do PT como solução para o escoamento da produção do oeste do estado. “Se falou muito, com excesso de propaganda, mas não houveram avanços. Vamos resolver as pendências ambientais, e fazer acontecer. Minha marca é tirar as coisas do papel”. Os recursos, disse, devem vir de uma parceria entre a União, o estado e a iniciativa privada.
Aproveitando o momento, o presidenciável do PSDB disse que pretende implementar projetos em locais de grandes romarias “como Bom Jesus da lapa, Aparecida do Norte (SP) e Juazeiro do Norte (CE), que precisam de ações para melhorar a estrutura e qualificar os moradores para melhore receber os romeiros. Não existe um programa nacional neste sentido”, alfinetou.
Altamiro Borges é jornalista,e denuncia ,O CANDIDATO HIPONCONDRIACO. Disse:
BRASIL 2010 ,ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS EM ALÉRTA MAXIMO !
José Serra e o caos na saúde pública no governo FHC e SERRA:
Altamiro Borges
Nas suas recorrentes campanhas eleitorais – para presidente, prefeito da capital paulista, governador de São Paulo e, provavelmente, outra vez para a presidência em 2010 –, o ex-ministro da Saúde na gestão de FHC e atual governador do estado, José Serra, sempre procura vender a imagem do político preocupado com a saúde do povo. Porém, a prática, que é o critério da verdade, desmente o seu marketing eleitoreiro. Num curto espaço de tempo, o presidenciável tucano coleciona péssimas notícias neste front. Se fosse um governador da base de apoio do presidente Lula, ele seria espinafrado pelas manchetes dos jornais e pelos âncoras da TV. Mas, como protegido da mídia, pouco se fala sobre o caos na saúde pública em São Paulo.
A redução de investimentos e o completo sucateamento do setor levaram o Sindicato dos Funcionários de Hospital das Clinicas a solicitar o fechamento imediato do prédio para uma rigorosa vistoria. Para Itamar Fernando, presidente da entidade, a medida abrupta, que penalizaria a população carente, é urgente “antes que alguma tragédia maior aconteça”. No último dia 24, ocorreu um principio de incêndio no sexto andar do prédio, interrompendo o atendimento hospitalar por 20 minutos. Foi o terceiro incidente somente neste mês de janeiro. Já na noite de Natal de 2007, outro grave incêndio atingiu o edifício e obrigou a remoção dos pacientes. A unidade ficou fechada por nove dias e milhares de consultas e exames foram suspensos.
Uma lucrativa mercadoria
A gravidade da situação já atemoriza os próprios pacientes. Maria José Antunes, de 52 anos, que passou por uma cirurgia no HC em meados de janeiro, lembra que ficou apavorada com o odor de queimado. “Os médicos me acalmaram e explicaram que o cheiro era ainda do incêndio do Natal. Isso é um absurdo”. O mesmo quadro de abandono se verifica no Hospital do Servidor Público de São Paulo. Em novembro de 2007, a direção do órgão demitiu 212 funcionários, incluindo 55 médicos. A medida visou reduzir custos e veio acompanhada de novas terceirizações. “Os pacientes sentem o reflexo das decisões arbitrárias, que prenunciam o caos”, desabafou Otelo Junior, presidente da Associação dos Servidores do Iamspe.
O caos na saúde pública de São Paulo reflete bem a opção neoliberal do presidenciável José Serra, que ainda engana os inocentes com a sua retórica “desenvolvimentista”. Como afirma Benedito de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde), o setor se encontra degradado “e não é por falta de recursos financeiros. São Paulo é o estado mais rico do país. É uma questão de prioridades. O governo não investe na saúde porque decidiu há mais de dez anos transferir os serviços públicos para o setor privado”. Primeiro, o tucanato entregou os hospitais novos para os abastados empresários. Depois, reformou antigas unidades e as repassou às chamadas Organizações Sociais de Saúde (OSS), uma forma marota de privatização. “Se o maior hospital da América Latina está vulnerável a um incêndio, como estão os subterrâneos e dutos de outros hospitais públicos de São Paulo?”, questiona o dirigente sindical.
Reação autoritária e histérica
Na prática, a saúde pública virou lucrativa mercadoria na gestão tucana! Diante das críticas dos pacientes e dos servidores – que ainda registram o brutal arrocho dos salários, as péssimas condições de trabalho e ausência de concursos para repor o quadro funcional –, o governador Serra esbanjou sua truculência. Num ataque de histeria, afirmou que “o incêndio pode ter sido criminoso” e rejeitou a proposta da entidade dos servidores de interdição do HC até a sua vistoria completa. “O sindicato lá é petista. Torce pelo pior e age com base em provocação para enfraquecer a direção do HC. Isso é provocação petista”. A insinuação de “incêndio provocado” e o ataque ao sindicato até mereciam processo na Justiça por calúnia e difamação.
A experiência mundial demonstra que neoliberalismo não combina mesmo com a democracia. A qualquer crítica ou pressão, os neoliberais escancarados ou enrustidos partem para a violência. José Serra não foge à regra. Ele já demitiu dirigentes sindicais e ativistas metroviários que lideraram uma greve em defesa do veto presidencial à Emenda-3, da precarização do trabalho, num visível atentado à Constituição. Também se recusa a negociar com lideranças do MST as pendências relativas à reforma agrária. A truculência e a intransigência são marcas deste tucano. “O que se espera de um governador é maior sensatez”, pondera o presidente do Sindicato dos Médicos, Cid Carvalhaes. Mas de José Serra isto é pouco provável.