Topo

Leonardo Sakamoto

A cura para o cristianismo e a homossexualidade?

Leonardo Sakamoto

06/08/2010 11h38

Vira e mexe aparecem notícias mostrando que cientistas descobriram um tratamento milagroso para reverter a homossexualidade ou que institutos de pesquisa fundeados com recursos de organizações religiosas encontraram algum gene gay – o que seria o primeiro passo para uma "cura". Pais aliviados dão depoimentos agradecidos, uma vez que isso mostraria que seu filho ou sua filha apenas padece de uma doença.

E se fosse o contrário? Recomendaram-me o vídeo abaixo, que ironiza a situação.

Todos têm direito a expressar sua fé, como todos deveriam ter direito de expressar sua orientação sexual, sem serem questionados. Ainda mais porque nascemos com a segunda e escolhemos a primeira. O vídeo serve como provocação para ajudar a percebermos como os argumentos pífios que usamos podem ser ridículos quando voltados contra nós mesmos.

(Esse certamente vai engrossar a campanha "Impeçam o Sakamoto de dar aula na PUC", que estava circulando na internet pelo pessoal que defende a tradição, a família e a propriedade. Fazer o quê…)

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.