Topo

Leonardo Sakamoto

Favoritos em 11 estados assinam compromisso contra escravidão

Leonardo Sakamoto

01/10/2010 01h45

Candidatos a governos estaduais de todas as unidades da Federação foram convidados a aderir à Carta-Compromisso contra o Trabalho Escravo ao longo da campanha. O documento, elaborado pela Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, acabou sendo assinado por 26 candidatos ao cargo de governador. Ao todo, líderes nas pesquisas de intenção de voto em 11 estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo e Sergipe) se juntaram ao compromisso.

De acordo com a cientista social e jornalista, Thaís Brianezi, que coordenou a coleta de assinaturas, a carta apresenta obrigações como não apoiar empresas que tenham utilizado mão-de-obra escrava ou infantil e a garantia de que o candidato irá renunciar ao eventual mandato caso seja descoberto o crime em suas propriedades.

A carta é um protocolo de intenções e não tem força legal, mas é uma forma do eleitorado cobrar seus representantes – o que se torna importante em uma eleição em que "programa de governo" foi peça de ficção.

Segue a lista dos candidatos a governo que assinaram, por estado:

Amazonas
Omar Aziz – PMN
Alfredo Nascimento – PR

Bahia
Jacques Wagner – PT
Marcos Mendes – PSOL

Ceará
Cid Gomes -PSB
Lúcio Alcântara – PR

Goiás
Marconi Perillo – PSDB

Espírito Santo
Brice Bragato – PSOL

Maranhão
Roseana Sarney – PMDB
Jackson Lago – PDT
Flávio Dino – PCdoB

Mato Grosso
Wilson Santos – PSDB

Mato Grosso do Sul
Zeca do PT – PT
André Puccinelli – PMDB

Minas Gerais
Hélio Costa – PMDB

Pará
Simão Jatene – PSDB
Ana Júlia Carepa – PT

Paraíba
Ricardo Coutinho – PSB

Paraná
Beto Richa – PSDB

Piauí
João Vicente Claudino – PTB
Wilson Martins – PSB
Sílvio Mendes – PSDB

São Paulo
Paulo Bufalo – PSOL
Geraldo Alckmin – PSDB
Celso Russomanno – PP

Sergipe

Marcelo Déda – PT

Em âmbito nacional, conforme já divulgado aqui, assinaram (em ordem de adesão): Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Ivan Pinheiro (PCB) e Dilma Rousseff (PT). A carta nacional foi enviada a todos os candidatos e foram realizadas gestões com suas coordenações de campanha pela adesão.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.