Topo

Leonardo Sakamoto

A cara-de-pau em três atos de jornalismo ambiental

Leonardo Sakamoto

21/05/2011 09h21

As Leis de Newton descrevem a relação de forças que agem sobre um corpo e o movimento causado por essas forças.

Também aplicam-se ao jornalismo. Neste caso específico, aquele que tenta entender e relatar interações entre o ser humano e o meio ambiente. Em época de debates democráticos (sic) e pressão por alteração do Código Florestal no Congresso Nacional, cenas bizarras que pululam hoje me trazem à memória bizarrices de um passado recente. Posto três delas para a graça dos leitores.

Primeira Lei de Newton

Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare.

(Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.)

– Bom dia. Gostaria de entrevistar o senador para uma reportagem.
– Infelizmente, ele não poderá atende-lo, pois está viajando.
– Ah, entendo…
– Sobre o que gostaria de falar?
– Putz. É que chegaram denúncias de que ele estaria extraindo ilegalmente mogno de sua fazenda. Também há uma história a ser confirmada sobre o assassinato de indígenas na mesma região. E eu achava correto ouvi-lo antes de publicar, né? Mas se ele não está…
– Um minuto.
– Alô, é o senador. Voltei.

***

Segunda Lei de Newton

Mutationem motis proportionalem esse vi motrici impressae, etfieri secundum lineam rectam qua vis illa imprimitur.

(A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida)

É por isso que temos que defender a mata, as árvores, os peixes, os pássaros, a floresta. Tudo faz parte do mesmo todo e a gente faz parte dele. Não pode desmatar…

– Pô, legal a consciência ambiental do cacique. Ele me deu uma excelente entrevista para a reportagem sobre desenvolvimento sustentável.
– Olha, rapaz, eu até queria ter te avisado, mas aí já era tarde demais, você estava entretido com a conversa. Ele falou o que você queria ouvir – o cara é bem bom nisso.
– Imagina! Você está querendo desqualificar a fonte porque não concorda com ela.
– Rapaz, o cacique aí é o maior madeireiro da região.

***

Terceira Lei de Newton

Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi.

(A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas)

– Temos a informação de que a sua empresa está comprando produtos oriundos de áreas com crimes ambientais, como desmatamento ilegal. Como você explica isso?
– Dados como esses são sigilosos, logo você não poderia nunca ter acesso a eles. Como você explica ter essa informação?
– O senhor reconhece ou não estar comprando produtos dessas áreas?
– Você reconhece ou não que obteve informações de forma ilegal?
– Devido a denúncias, investigamos a sua cadeia produtiva. Temos tudo documentado.
– E eu tenho uma prova que não. Veja.
– Mas isso é uma declaração de cartório dizendo que vocês não são responsáveis por causar danos.
– Eu não questionei os seus documentos.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.