Topo

Leonardo Sakamoto

MPF denuncia fazendeiros por escravizarem dez crianças em SC

Leonardo Sakamoto

13/07/2011 18h54

Às vezes, o Brasil me assusta. Muito.

O Ministério Público Federal propôs uma ação penal (nº 5000861-52.2011.4.047214) contra dois proprietários rurais do município de Rio Negrinho (SC) por escravizarem dez crianças e jovens entre 11 e 15 anos, colocando-os em condições degradantes, ou seja, que afrontava sua dignidade. A ação foi ajuizada pela Procuradoria da República de Mafra.

Em fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), constatou-se que eles trabalhavam na produção de fumo, com uso intenso de defensivos agrícolas (e, claro, exposição a eles) e jornada de trabalho superior a 12 horas/dia.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério Público Federal, não havia sinalização das áreas tratadas por agroquímicos, nem distribuição de equipamentos de proteção individual. Os acusados transportavam a água a ser consumida pelos empregados junto com caixas que continham agrotóxicos.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.